quarta-feira, 22 de abril de 2015

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza pontos do pavilhão auricular como método de avaliação, promoção de saúde e tratamento de desequilíbrios.
A orelha possui pontos, ou áreas, que são reflexas, isto é, correspondem aos órgãos, funções e regiões do corpo. O estímulo mecânico dos pontos desencadeia ações, por meio de tecido conjuntivo, que promoverão a homeostase daquela região ou órgão – tendência à recuperação e equilíbrio natural do corpo.

Para a seleção e aplicação dos pontos é realizada uma avaliação clínica por meio de anamnese e entrevista. Nos pontos da orelha são fixadas sementes de mostarda (por um pequeno esparadrapo) que devem permanecer por até 4 dias.

Uma modalidade terapêutica totalmente natural, sem efeitos colaterais, com poucas restrições e de simples aplicação, e que apresenta ótimos resultados no tratamento de dores musculares e articulares, ansiedade e emagrecimento.


Histórico

- O diagnóstico e tratamento através da orelha teve sua origem na China, cerca de 2 mil anos atrás.

- Textos antigos do Huang Ti Nei Jing (o clássico livro do Imperador Amarelo, que data de aproximadamente 2500 anos atrás) já relacionavam o pavilhão auricular ao resto do corpo. 

- Em 1888, durante dinastia Qin, 2 médicos chineses escreveram livro localizando os 5 órgãos no dorso da orelha

- Na década de 30, alguns métodos se tornaram populares na China:
            - Cauterizações com óleo no ápice da orelha para conjuntivite
            - Queimaduras na orelha com álcool para odontalgias
            - Molhar a orelha com álcool para bronquite
            - “O médico das orelhas de ouro”

- Em 1958 é publicado, na revista de Medicina Tradicional de Shangai, os estudos do médico francês Paul Nogie. Dr. Paul Nogie, é considerado o pai da Auriculoterapia pela OMS, pois foi a partir de suas descobertas que os chineses retomaram seus estudos em relação ao microssistema da orelha.

- Paul Nogie foi o 1º a representar a orelha com um feto invertido.

- A partir daí os médicos chineses retomaram suas pesquisas unindo o conhecimento tradicional dos antigos textos as novas descobertas de Nogie.


Método de sangria

Este método consiste no uso de uma agulha muito fina, como uma agulha de teste de insulina, para fazer um único furo ou vários muito próximos, dependendo da região a ser tratada, com objetivo terapêutico. É utilizado desde a antiguidade para eliminar o calor interno e a estagnação de Qi (energia) e Xue (sangue), que na fisiologia da Medicina Chinesa se trata da própria doença. É um grande potencializador do método de aplicação de sementes e ajuda a comunicar e drenar os canais e colaterais, eliminar a estagnação e facilitar a circulação do sangue. É calmante, anti-inflamatório e analgésico.


Diagnóstico auricular consiste em

- Observação de sinais
- Sensibilidade a palpação
- Dor a palpação
- Marcas pós-palpação
- Exploração elétrica


Vantagens do tratamento por sementes:

- Método não invasivo
- Sem riscos de infecção
- Maior área de abrangência dos pontos
- Maior número de pontos tratados
- O paciente pode retirar a aplicação
- Os efeitos da aplicação mais duradouros




Nenhum comentário:

Postar um comentário